São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ÁSIA

Unesco tenta impedir que Taleban destrua arte pré-islâmica no Afeganistão
A Unesco, organização cultural, científica e educacional da ONU, disse ontem que os planos do Taleban de destruir todas as estátuas no Afeganistão representam uma crise para o patrimônio histórico mundial.
A agência reconhece que não tem poderes para impedir a destruição das estátuas (entre elas as duas maiores representações de Buda no planeta), mas disse que está pedindo a interferência de países muçulmanos amigos do grupo extremista islâmico.
O Taleban controla cerca de 90% do Afeganistão, e a Unesco não tem linhas diretas de comunicação com o grupo, que foi isolado internacionalmente. Apenas três países reconhecem o governo do grupo extremista: o Paquistão, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.
"Estamos em contato com os paquistaneses. Eles têm influência e estão absolutamente escandalizados com a destruição das estátuas" disse um porta-voz da Unesco na Ásia.



Texto Anterior: Oriente Médio: ONU pede ajuda para combater fome nos territórios palestinos
Próximo Texto: Imigração: Itália quer uma polícia européia de fronteira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.