São Paulo, terça-feira, 28 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

EUA


Terrorista diz que estava designado para atacar a Casa Branca no 11 de Setembro
Zacarias Moussaoui, único conspirador preso por envolvimento nos atentados de 11 de setembro de 2001, disse ontem que estava designado para seqüestrar o quinto avião daquele dia.
Segundo o terrorista confesso, ele usaria a aeronave para atacar a Casa Branca com a ajuda de Richard Reid, que no dia 22 de dezembro de 2001 tentou explodir uma bomba escondida em seu sapato e acabou dominado por passageiros de um avião que viajava de Paris para Miami.
O depoimento de ontem contradiz a versão anterior de Moussaoui, que havia declarado que o ataque à Casa Branca estava planejado para ocorrer depois dos ataques do 11 de Setembro, caso os EUA não soltassem um xeque egípcio acusado de terrorismo. Desta vez, o cidadão francês disse que mentiu sobre os planos do 11 de Setembro porque queria garantir que os atentados acontecessem.
A promotoria diz que os atentados poderiam ter sido evitados se ele tivesse cooperado. Ele pode ser condenado à morte se ficar provado que suas ações -incluindo seus depoimentos falsos- foram diretamente responsáveis por pelo menos uma das mortes do 11 de Setembro.
Moussaoui admitiu ontem que mentiu para esconder que era um membro da organização terrorista Al Qaeda e que o fez com a intenção de permitir que o plano prosseguisse.
O terrorista chegou a contar que sabia que as torres do World Trade Center seriam atacadas, mas afirmou que não conhecia detalhes do plano.
Moussaoui foi preso em agosto de 2001, depois de levantar suspeitas num curso de pilotagem de aviões.


Texto Anterior: Iraque sob tutela: Xiitas querem entregar segurança a milícias
Próximo Texto: Haiti: Espanha e Marrocos retiram tropas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.