São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Autor tem trajetória humanista

DO ENVIADO A PORTO ALEGRE

A obra de Edgar Morin, que influenciou muitos intelectuais brasileiros, gira em torno da idéia da complexidade do mundo e do ser humano -complexidade no sentido etimológico da palavra "complexus", que significa "costurado junto".
Morin defende a interdependência das ciências e não vê problema em introduzir elementos de metafísica em sua racionalidade discursiva.
Autor de mais de 50 livros, doutor honoris causa por 18 universidades pelo mundo, Morin é também um militante político comprometido com a defesa da humanidade.
Nascido numa família judia sefardim (embora se considere ateu), o parisiense Edgar Nahoum -seu verdadeiro nome- abandonou os estudos na Sorbonne em plena Segunda Guerra Mundial (1939-45) para integrar a resistência contra a ocupação nazista. No contrapé da euforia pós-guerra, o já autobatizado Morin decidiu escrever sobre o sofrimento do povo alemão.
Nos anos seguintes, Morin iria se tornar um ícone da esquerda, mesmo sendo expulso do Partido Comunista francês.
O judeu Morin defende os palestinos contra a ocupação israelense e não se cansa de denunciar os extremismos religiosos, políticos e nacionalistas. (SA)


Texto Anterior: Entrevista da 2ª / Edgar Morin - Filósofo: Mal-estar de Maio de 68 é ainda mais profundo hoje
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.