São Paulo, quarta, 28 de maio de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa reduz violência em escolas

das agências internacionais

Um programa de prevenção da violência em escolas primárias nos EUA obteve melhoras "modestas, mas reais" no comportamento de alunos agressivos.
Os resultados da experiência foram relatados no "Journal of the American Medical Association".
Batizado de "Segundo Passo", o programa foi aplicado em 790 alunos de segundo e terceiro anos de 12 escolas em Seattle e outras cidades do Estado de Washington (noroeste dos EUA).
Desenvolvido por uma equipe da Universidade de Washington, em Seattle, o programa consiste em 30 aulas de 35 minutos cada, uma ou duas vezes por semana.
Os alunos são treinados para identificar seus próprios sentimentos e os dos colegas, controlar impulsos e desenvolver estratégias para lidar com a raiva e tensão.
A mudança no comportamento, principalmente no recreio e no refeitório, foi detectada por observadores treinados, que ignoravam qual era o objetivo do estudo.
Os professores e os pais dos alunos não perceberam nenhuma diferença. Mas, segundo um dos pesquisadores, David Grossman, isso aconteceu porque os professores não sabem o que se passa fora da sala de aula, e o comportamento dos alunos não foi monitorado em casa.
O objetivo do estudo era verificar a eficiência do "Segundo Passo", programa que já foi adotado por mais de 10 mil escolas nos Estados Unidos e no Canadá, desde 1986, quando ele foi desenvolvido.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã