São Paulo, domingo, 28 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESCOBERTA
Autor sumiu em 1944
Francês diz ter achado avião de Saint-Exupéry

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um mergulhador francês descobriu os restos do avião que caiu no mar matando o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-44) durante a Segunda Guerra (1939-45), disse o diário parisiense "Le Figaro".
Luc Vanrell disse que encontrou e fotografou o avião perto da costa de Marselha (sul), seguindo orientações do pescador Jean-Claude Bianco, que recuperou na região, em 1998, um bracelete pertencente ao autor do célebre livro "O Pequeno Príncipe".
Vanrell não quis dar a exata localização do avião, temendo que o local fosse pilhado.
O avião de Saint-Exupéry, um Lockheed Lightning P38 modificado, caiu no mar em 31 de julho de 1944, durante um vôo de reconhecimento. Seu corpo nunca foi encontrado, tornando as circunstâncias exatas do acidente um mistério até hoje.
O historiador Philippe Castellano disse que os arquivos alemães mostram que o avião do escritor não foi derrubado por fogo antiaéreo ou por outro avião. A França estava ocupada pela Alemanha nazista na época. "Saint-Exupéry pode ter sido vítima de falhas técnicas ou, por causa de seu estado mental na época, até ter se suicidado", disse.
Não é a primeira vez que aparecem relatos da descoberta dos restos do avião do autor. O local deve ser examinado por arqueólogos submarinos em breve.


Texto Anterior: Reino Unido: Irlanda do Norte retoma processo de paz
Próximo Texto: Paraguai: STF brasileiro decreta a prisão de Oviedo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.