São Paulo, Segunda-feira, 28 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHOQUE ÉTNICO
Entenda mais sobre o conflito

da Redação

Antes da guerra, cerca de 10% da população de Kosovo era de origem sérvia, na maioria cristãos ortodoxos.
Os outros 90%, tinham origem albanesa e eram majoritariamente muçulmanos. Cerca de 900 mil kosovares de origem albanesa deixaram Kosovo durante o conflito. O ditador Slobodan Milosevic é acusado de "limpeza étnica" (expulsar e matar albaneses). Para tentar forçá-lo a um acordo com os albaneses, a Otan bombardeou o país por 78 dias.
Ele aceitou as condições da aliança, que incluíam retirada das forças iugoslavas de Kosovo e o acesso a uma força internacional de paz.
Os refugiados estão voltando à Província -380 mil já retornaram. Com medo da vingança dos albaneses, cerca de 150 mil sérvios (de um total de cerca de 200 mil) já deixaram Kosovo.
Kosovo é considerado berço do nacionalismo sérvio. Há exatos 610 anos, os sérvios foram derrotados pelos otomanos em uma batalha que se tornou símbolo de sua resistência.


Texto Anterior: Vingança pós-guerra: Albaneses saqueiam vila sérvia em Kosovo
Próximo Texto: Cidade dividida vive clima de tensão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.