São Paulo, sábado, 28 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel se infiltra no Iraque, diz revista

DA REDAÇÃO

As forças especiais israelenses têm patrulhas secretas de reconhecimento no oeste do Iraque, afirma o semanário britânico "Jane's Foreign Report", especializado em assuntos militares.
Segundo a "Jane's", comandos Sayeret Matkal (tropas de elite das Forças Armadas) teriam a missão de "encontrar e identificar locais de onde o Iraque poderia lançar mísseis do tipo Scud".
Para a revista, o governo israelense crê que Bagdá lançaria mísseis contra alvos em Israel para retaliar um eventual ataque dos EUA. Com essa tática, Saddam Hussein tentaria atrair Israel para a batalha, o que "complicaria a posição americana aos olhos do mundo árabe".
As operações secretas serviriam, segundo a revista, para balizar as ações americanas. "Pelas informações que temos, Israel e os EUA não têm a menor idéia das armas com que conta o Iraque", afirma a "Jane's".
Segundo o relatório do governo britânico levado a público nesta semana, Saddam conta com armas não-convencionais que poderiam estar prontas para uso em 45 minutos. Entre essa armas estariam ao menos 20 mísseis Al Hussein -uma variante dos Scud de origem russa- com alcance de 650 km, ou seja, o suficiente para alcançar Israel.
Teme-se que esses mísseis possam ser equipados com armas químicas ou bacteriológicas.
O premiê israelense, Ariel Sharon, disse que só responderia a eventuais ataques do Iraque se fossem usadas armas não-convencionais que provocassem a perda de muitas vidas.
Se os ataques fossem de menor escala, como durante a Guerra do Golfo, Israel não retaliaria.

Unidade especial
O Sayeret Matkal foi criado no fim dos anos 50 e seu comandante mais conhecido foi o ex-premiê israelense Ehud Barak.
Segundo uma descrição da "Jane's", os integrantes dessa unidade "estão tão qualificados e bem treinados para operações clandestinas atrás das linha inimigas que alguns oficiais até se opõem a alinhá-los em operações de combate convencionais".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Visita polêmica
Próximo Texto: Oriente Médio: Aniversário da Intifada põe Israel em alerta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.