UOL


São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para europeus, guerra é injusta, mostra pesquisa

DA REDAÇÃO

Cerca de dois terços (68%) da população dos 15 países da União Européia acham injustificada a invasão do Iraque liderada pelos EUA, contra 29% que pensam o contrário, segundo pesquisa para a UE divulgada ontem.
A Dinamarca foi o único país em que venceu a opinião de que a Guerra do Iraque é justificada. As maiores reprovações foram as de Grécia (96%), Áustria (86%), França (81%) e Espanha (79%), cujo governo apoiou a invasão.
Para 65% dos entrevistados, quem deve pagar pela reconstrução são os EUA, seguidos pela ONU (44%), o governo provisório iraquiano (29%) e, em último, a UE (24%). Na pergunta, mais de uma opção podia ser escolhida.
Apesar desse resultado, 54% se disseram a favor de seu país contribuir para a reconstrução, enquanto 45% são contra. Já quanto a mandar tropas, 54% são contrários, e 44%, favoráveis. Em seis países, porém, a maioria apóia.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Cruz Vermelha estuda reduzir pessoal no país
Próximo Texto: Desespero motiva atentados, diz Bush
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.