São Paulo, quarta, 28 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

General usa outro nome em visita ao Rio

SERGIO TORRES
da Sucursal do Rio

Habitual frequentador do Rio, o ex-ditador chileno Augusto Pinochet costuma se hospedar nos hotéis da cidade com nome trocado.
José Ugarte é o nome que Pinochet sempre usa na tentativa de permanecer incógnito quando viaja ao Rio. Seu nome de batismo é Augusto Pinochet Ugarte.
A última estada de Pinochet no Rio, pelo menos em hotéis, ocorreu entre os dias 26 e 31 de agosto do ano passado.
Durante cinco dias, o ex-ditador do Chile esteve hospedado no hotel Sheraton, um dos cinco estrelas mais conhecidos da orla do Rio.
Naquela ocasião, a reserva para 11 pessoas foi feita no Sheraton em nome de José Ugarte.
Somente quando Pinochet chegou ao Rio a direção do hotel ficou sabendo de quem se tratava. Todos os outros acompanhantes do ex-ditador eram seguranças, que vieram com ele do Chile.
Pinochet viajou ao Rio para participar como observador das operações simuladas de tropas internacionais de paz realizadas na Eceme (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército) de 20 a 29 de agosto de 1997.
Participaram das simulações Brasil, EUA, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além de representantes da ONU e de organizações não-governamentais envolvidas na assistência a populações em tempos de guerra.
Desde que deixou o governo do Chile, em 1990, Pinochet costuma viajar ao Rio uma vez por ano. Os motivos das viagens não são revelados. Nos meios militares brasileiros, os comentários são de que o general trata da compra de armas para as Forças Armadas do Chile.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.