São Paulo, sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA

China deverá manter novas regras para mídia estrangeira

DA REDAÇÃO

A China poderá manter indefinidamente a flexibilização de suas leis referentes à imprensa internacional, segundo o ministro do Conselho de Informação Cai Wu. A suspensão de algumas restrições foi estipulada visando os Jogos de Pequim-2008.
"Nenhum documento diz que devemos voltar ao regulamento anterior após o prazo final do atual", em 17 de outubro de 2008, afirmou.
Desde o início deste ano, a China concedeu a repórteres estrangeiros maior liberdade em viagens e reportagens em boa parte do país. Antes, era necessária permissão do governo para que jornalistas pudessem trabalhar fora da cidade em que se baseiam.
Segundo Cai, a possibilidade de permitir uma maior compreensão do país está de acordo com os esforços de reforma e abertura. A maior liberdade de ação à imprensa não só mundial foi uma das muitas questões levantadas por grupos de defesa dos direitos humanos desde que Pequim foi anunciada como sede da Olimpíada.
O país ainda lidera as estatísticas mundiais em prisões de repórteres e escritores, segundo o Comitê de Proteção aos Jornalistas, que também critica censura e ameaças de autoridades locais, muitas das quais ignoram a flexibilização legal.


Texto Anterior: Bush teme colapso de plano para levar democracia ao país
Próximo Texto: Quênia: Boca-de-urna dá vitória a atual presidente em eleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.