São Paulo, sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUÊNIA

Boca-de-urna dá vitória a atual presidente em eleição

DA REDAÇÃO

O atual presidente do Quênia e candidato à reeleição, Mwai Kibaki, leva vantagem de 51,3% contra 39,6% sobre seu concorrente, o opositor Raila Odinga, segundo pesquisa de boca-de-urna divulgada ontem pela ONG local Instituto para Educação na Democracia (IED).
Cerca de 14 milhões de eleitores escolheram, além do presidente, 210 parlamentares e 2.484 representantes locais. O resultado final deve ser divulgado hoje.
A pesquisa, que considerou 273 das 27 mil zonas eleitorais, contradiz sondagens divulgadas na semana passada, que mostravam Odinga à frente, com entre 43% e 45% das intenções de voto, contra 36,7% a 43% de Kibaki.
Um membro da oposição desqualificou a pesquisa, argumentando que pessoas das áreas rurais não revelam o verdadeiro voto, com medo do poder do Estado.
Para o chefe da missão de observação enviada pela União Européia, Alexander Lambsdorff, o dia de votação foi calmo e com bom comparecimento do eleitorado.
O pleito é o mais disputado desde 1963, quando o Quênia deixou de ser colônia britânica. Kibaki e Odinga romperam a aliança de 2002, quando derrotaram o partido Kanu, que monopolizava o poder desde a independência.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Imprensa: China deverá manter novas regras para mídia estrangeira
Próximo Texto: Bolívia: Oposicionistas marcam data para encontro com Morales
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.