São Paulo, sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLÍVIA

Oposicionistas marcam data para encontro com Morales

DA REDAÇÃO

Os principais governadores oposicionistas bolivianos enviaram ontem carta ao presidente Evo Morales na qual dizem aceitar o convite ao diálogo feito várias vezes por La Paz --se a reunião for realizada, será o primeiro sinal concreto de negociação após meses de crise.
Os líderes dos departamentos (Estados) de Santa Cruz, Pando, Tarija e Beni, além de Cochabamba, querem que o encontro seja no dia 7 de janeiro, às 10h.
Na mensagem ao presidente, os governadores exigem que se discuta o corte de repasses nacionais às regiões -demanda urgente, já que a redução começa a vigorar no mês que vem-, a aprovação da nova Constituição do país, que os opositores consideram "ilegal". A Carta ainda irá a referendo.
Santa Cruz, Pando, Beni e Tarija também querem pôr na mesa os estatutos de independência administrativa em relação à La Paz.
O presidente Morales participou ontem de um encontro com apoiadores de movimentos sociais em Cochabamba e não havia se pronunciado. O vice-ministro de Regime Interior e Polícia, Rubén Gamarra, afirmou que o governo analisa a proposta dos governadores.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Quênia: Boca-de-urna dá vitória a atual presidente em eleição
Próximo Texto: Venezuela diz que resgate pode ocorrer até o domingo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.