São Paulo, quinta, 29 de janeiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi o escritor Júlio Verne

da Redação

Nascido em 1828 em Nantes, na França, Júlio Verne tornou-se um escritor de enorme sucesso porque trouxe para a literatura o mundo novo do século 19, marcado pelas descobertas tecnológicas surgidas a partir da Revolução Industrial.
Ele não só percebeu a profundidade das transformações em curso como usou toda a liberdade proporcionada pela ficção para imaginar muitas das descobertas que viriam a ocorrer nos anos seguintes,
Um exemplo disso é o submarino "inventado" para o seu livro "Vinte Mil Léguas Submarinas", de 1870.
Ele também era apaixonado pelo romance de aventura, estilo literário muito popular na França e na Europa, e tinha grande interesse por viagens e meios de transporte.
"Sinto mais prazer em olhar uma linda locomotiva em marcha do que em contemplar um quadro de Rafael", disse Verne.
Em 1863, ele publicou, "Cinco Semanas num Balão", a primeira de suas "viagens extraordinárias".
Em seguida, vieram "Viagem ao Centro da Terra" (1864), "Da Terra à Lua" (1865) e "A Volta ao Mundo em 80 Dias" (1873), entre as mais famosas. Verne escreveu quase 80 livros até morrer em 1905.
Apesar do sucesso, Verne se queixava de não ter sido plenamente reconhecido como escritor. "Jamais contei na literatura francesa. Sempre me esmerei na forma e no estilo, embora ninguém jamais tenha feito justiça a isso", afirmou, em entrevista de 1894.
Os anos se passaram e hoje, além de continuar um best-seller, Verne é considerado o pai da ficção científica, um dos principais gêneros literários desenvolvidos durante o século 20.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.