São Paulo, quinta, 29 de janeiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova construção repete a original de 1884

de Buenos Aires

A construção do farol original, em 1884, foi uma epopéia. O antigo farol funcionou até 1º de outubro de 1902 e, depois dele, nenhum farol do mundo teve uma localização tão austral. A forma original será recuperada a partir dos testemunhos de gravuras e textos.
O alcance do novo farol será de 93 graus, com um raio de luz que chegará a 14 milhas (ou cerca de 27 km de distância mar adentro). Assim era no final do século 19.
A estrutura do farol, que será construído na mesma rocha de 70 metros em que guiava os navegadores do século passado, é octogonal, com sete lâmpadas.
Seu interior será formado por madeira de pinho. Por fora, cedro (utilizada nas carcaças de embarcações) impermeabilizada. O teto é de zinco. A única diferença em relação ao farol de 1884 é que será usada energia solar. (LG)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.