São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

DIREITOS HUMANOS

EUA devem reconquistar posto na ONU

Os EUA devem voltar a ganhar hoje uma cadeira na Comissão de Direitos Humanos da ONU. Washington havia perdido seu assento depois de sofrer uma humilhante derrota no ano passado.
Alguns países da União Européia desistiram de concorrer para garantir que os EUA pudessem obter um dos assentos reservados aos países ocidentais. A comissão, de 53 membros, tem por missão investigar abusos contra os direitos humanos em todo o mundo.
O Conselho Econômico e Social da ONU, ao qual a comissão está subordinada, marcou as eleições para hoje, mas quase tudo já foi acertado pelos grupos regionais. Além dos EUA, Austrália, Alemanha e Irlanda representarão o grupo ocidental em 2003.
A derrota do ano passado foi atribuída ao fato de Washington não ter feito um lobby forte, à grande dívida que o país então mantinha com a comissão e à rejeição, pela Casa Branca, de acordos multilaterais sobre armas e clima.
Na ONU, quase todos os postos são divididos por grupos geográficos. Se um grupo não consegue chegar a um acordo, então os lugares são abertos a votação. No ano passado, o grupo ocidental não se compôs, o que levou a uma votação secreta por todos os países do Conselho. Os EUA perderam. (DA REUTERS)

Texto Anterior: Venezuela: Chávez admite referendo para se legitimar
Próximo Texto: Indonésia: Ataque mata 14 cristãos nas ilhas Maluku
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.