UOL


São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Parlamentar é intermediário do convite

Assad está disposto a dialogar com Sharon, diz deputado dos EUA

DA REDAÇÃO

O ditador sírio, Bashar al Assad, está disposto a retomar o diálogo com Israel, segundo um parlamentar americano. O deputado republicano Tom Lantos disse que recebeu mensagem do líder sírio em Damasco com a missão de entregá-la ao primeiro-ministro de israelense, Ariel Sharon.
As negociações de paz entre Israel e Síria foram congeladas em 1999. Os dois lados estavam próximos de um acordo para a devolução das colinas do Golã para a Síria. A área foi tomada por Israel na guerra de 1967. Mas o impasse sobre uma pequena porção da área levou ao fim do diálogo.
Raanan Gissin, assessor de Sharon, se recusou a confirmar ou negar o recebimento da mensagem. Gissin acrescentou, porém, que "o premiê há tempos está disposto a se encontrar com Assad para conversações sem precondições.

Arafat
O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Iasser Arafat, disse que mesmo com a criação do cargo de premiê palestino ele não será colocado de lado. E acrescentou que Sharon não está pronto para negociar a paz.
O premiê Mahmoud Abbas, mais conhecido como Abu Mazen, tem uma série de atribuições que anteriormente pertenciam a Arafat. Ontem o Parlamento palestino se reuniu para aprovar o gabinete do premiê, com integrantes críticos de Arafat.
Israel capturou dois extremistas palestinos que estariam envolvidos com atentado suicida na semana passada em Israel.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ásia: Coréia do Norte propôs plano para resolver crise nuclear, diz Powell
Próximo Texto: Epidemia: Sars causa revolta no interior da China
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.