UOL


São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OMS diz que doença atingiu pico na maioria dos países; China é exceção

DA REDAÇÃO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou ontem que a epidemia de Sars (síndrome respiratória aguda grave, na sigla em inglês) já atingiu o pico na maioria dos países com o problema. Segundo a OMS, o Vietnã é o primeiro a conter a disseminação da doença e o único país onde a Sars continua fora de controle é a China.
De acordo com a OMS, a pior fase da epidemia aparentemente já terminou em Cingapura, Hong Kong e Canadá.
Na China, entretanto, a Sars continua se espalhando, apesar dos esforços do governo para conter a doença, segundo David Heymann, chefe do setor de doenças transmissíveis da OMS, que classificou a situação no país de "preocupante".
"Na China, nós estamos recebendo cada vez mais notificações de novos casos, e não parece que a epidemia atingiu o pico", disse Heymann, que está em Bancoc, na Tailândia, para participar de um encontro hoje sobre a Sars com líderes do sudeste asiático.
Amanhã, o Canadá, o epicentro da doença fora da Ásia, promoverá outra conferência sobre a Sars. O encontro de dois dias será em Toronto, a maior cidade do país, com mais casos da doença. A OMS havia aconselhado a viajantes que evitassem a cidade.
A boa notícia é que Hong Kong, Cingapura e Toronto estão registrando cada vez menos casos por dia. Já o Vietnã não notificou nenhum caso novo, informou a OMS, que suspendeu as restrições de viagem ao país, que estacionou em 63 casos no último dia 8.

Números
Ontem, foram registradas mais nove mortes na China e cinco em Hong Kong, aumentando o número de mortos em todo o mundo para pelo menos 332.
A maioria das mortes foi registrada em Hong Kong e na China. Neste país, surgiram mais 203 casos ontem, aumentando o número de doentes para 3.106.
Em Hong Kong, apenas 14 novos casos da Sars foram confirmados ontem.
Em todo o mundo, foram notificados 5.050 casos em 28 países, segundo a OMS.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Epidemia provoca o maior abalo na economia chinesa desde 1989
Próximo Texto: BH suspeita que criança tenha a doença
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.