UOL


São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUBA

Ação é resposta à repressão no país

EUA devem endurecer posição sobre Fidel

DA REDAÇÃO

Os EUA estão revisando todos os aspectos de sua política em relação a Cuba, segundo o secretário de Estado americano, Colin Powell. A ação é uma resposta à recente onda de repressão do ditador cubano, Fidel Castro, contra opositores no país.
"Nós estamos revisando todas as nossas políticas, levando em conta a deterioração da situação dos direitos humanos no país", disse Powell.
No mês passado, concomitante com a guerra no Iraque, Havana prendeu 75 dissidentes e executou sumariamente três homens que sequestraram uma balsa para tentar fugir para os EUA.
Powell não divulgou detalhes dessa nova política. Porém uma autoridade do Departamento de Estado disse que serão utilizadas "todas as ferramentas a disposição" para "incentivar a democracia" em Cuba.
Powell disse ainda que o regime cubano "é uma aberração para o Ocidente".
O governo do presidente George W. Bush recebeu de grupos anti-Fidel propostas punitivas, como banimento remessa de dinheiro e de viagens diretas a Cuba. Outros recomendaram a intensificação dos esforços para promover a democracia.
Na semana passada, Fidel acusou a CIA (serviço de inteligência dos EUA) de querer matá-lo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: América Latina: Corrupção é alvo, diz eleito paraguaio
Próximo Texto: Panorâmica - Caxemira: Premiê paquistanês debate região com colega indiano
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.