São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Casamento real motiva megaplano de segurança

União "do século" terá 5.000 agentes para proteger realeza e celebridades

Polícia se preocupa com terroristas, separatistas e anônimos em busca de holofotes; evento será visto por até 2 bilhões

VAGUINALDO MARINHEIRO
DE LONDRES

O "casamento do século", que acontece às 11h de hoje em Londres (7h de Brasília), está deixando os responsáveis pelo esquema de segurança mais nervosos que os noivos -Kate Middleton e o príncipe William.
Não é para menos. Estarão na abadia de Westminster a rainha Elizabeth 2ª e toda a família real inglesa, nobres da Europa, da Ásia e da África, políticos de todo o mundo e celebridades.
O perigo pode vir de todo lado. De grupos terroristas como a Al Qaeda, separatistas da Irlanda do Norte, anarquistas locais e malucos que podem querer aproveitar a oportunidade para ganhar notoriedade.
Será um dos maiores esquemas policiais já montados no Reino Unido.
Mais de 5.000 agentes estarão nas ruas. Haverá atiradores em telhados de prédios e agentes disfarçados no meio do povo.
A quantidade de pessoas que estarão no centro da cidade para ver um pouco da festa (entre 600 mil e 1 milhão) depende do tempo.
A previsão é que a manhã seja nublada, com possibilidade de chuva.
A polícia diz já ter feito algumas prisões ao longo da semana. Também houve buscas por explosivos.
Há ainda o medo de que descontentes com a política de austeridade do governo (houve corte de benefícios e de empregos e aumento de tributos neste ano) resolvam fazer algum protesto contra a suntuosidade da festa.
Mas a esperança de todos é que reine o clima festivo.
Ontem, as ruas próximas da abadia e do palácio de Buckingham, onde os noivos devem aparecer no balcão depois da cerimônia para saudar os súditos, estavam cheias de tendas. Muitos dormiriam ali mesmo para guardar um bom lugar.
Os ocupantes das tendas eram disputados por equipes de TVs do mundo todo que estão em Londres para cobrir o casamento. Quanto mais fantasiado, maior a chance de ser entrevistado.
William Brandy, que tinha o rosto pintado com as cores da bandeira britânica e usava uma cartola vermelha, dizia ter falado com emissoras de 15 países diferentes.
A mídia toda trabalha com uma estimativa, aparentemente superestimada, de que 2 bilhões de pessoas vão assistir ao casamento pela TV. É quase 30% de toda a população do globo.

DIA MAIS FELIZ DA VIDA
Foi divulgado no começo da manhã de ontem o programa do casamento, com detalhes das músicas que serão tocadas na cerimônia (de compositores britânicos) e dos votos dos noivos.
Kate, 29, decidiu abolir a palavra obedecer. Irá prometer "amar e proteger" William, 28.
Na mesma brochura, vendida a 2 libras (R$ 5,22), eles agradecem o carinho das pessoas e o fato de que elas estejam compartilhando do que esperam ser o dia mais feliz de suas vidas.
A polícia britânica espera o mesmo.


Texto Anterior: Inflação alta desacelera economia dos EUA
Próximo Texto: Foco: Brasil teve três casamentos da família real no século 19
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.