São Paulo, quarta, 29 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIREITA
Eles visam eleições nacionais de setembro
Extremistas buscam alianças na Alemanha

das agências internacionais

O líder do partido de extrema direita União do Povo Alemão (DVU), Gerhard Frey, propôs ontem que os ultranacionalistas se unam para as eleições gerais marcadas para setembro.
No domingo, a DVU surpreendeu o país com um excelente desempenho nas eleições regionais no Estado da Saxônia-Anhalt (ex-Alemanha Oriental) -o partido obteve 13% dos votos, o melhor desempenho de uma agremiação extremista na Alemanha desde o fim da Segunda Guerra.
Frey, 65, em suas primeiras declarações desde as eleições, disse estar mantendo reuniões com outros líderes ultranacionalistas para decidir sobre uma provável aliança em setembro.
O governo do chanceler (premiê) Helmut Kohl, da União Democrata Cristã (CDU), tem se deparado com crescentes níveis de desemprego, vistos como um dos principais fatores a explicar a expressiva votação obtida pelos ultranacionalistas. "O desemprego é a chave do crescente extremismo", disse Karl Lamers, especialista em política exterior do CDU.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.