UOL


São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Tribunal americano o julgará

Guerrilheiro das Farc é entregue para os EUA

DA ASSOCIATED PRESS

Pela primeira vez, a Colômbia extraditou um guerrilheiro das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para os EUA, onde ele será julgado pela Justiça americana. Nelson Vargas Rueda, 33, foi extraditado ontem sob acusação de ter matado três americanos em 1999.
Os três, que estavam na Colômbia para ajudar a criar uma sistema escolar para os 5.000 membros da tribo U'wa, foram sequestrados e mortos. Seus corpos foram encontrados na Venezuela.
As Farc admitiram que membros do grupo mataram os americanos, mas acusaram um comandante de baixo escalão e prometeram puni-lo. Vargas é um dos seis acusados pelos crimes pela Justiça americana no ano passado, mas o único que havia sido preso.
Sob forte esquema de segurança, ele foi transferido de uma prisão para o aeroporto internacional de Bogotá, onde foi entregue ao FBI (polícia federal dos EUA). Hoje, Vargas deverá ser apresentado a um tribunal em Miami.
Anteriormente, a Colômbia já havia extraditado acusados de envolvimento com o narcotráfico.
Ontem, Fabio Ochoa, um dos fundadores do extinto cartel de Medellín, foi condenado em Miami como um dos responsáveis pela entrada de 30 toneladas mensais de cocaína nos EUA entre 1997 e 1999, quando foi preso. A sentença sai em 19 de agosto. A pena prevista vai de 20 anos de detenção à prisão perpétua.
Os EUA incluíram as Farc em sua lista de organizações terroristas e deram cerca de US$ 2 bilhões para a Colômbia combater o narcotráfico e a guerrilha.


Texto Anterior: Argentina: General e presidente do BC criticam Kirchner
Próximo Texto: Panorâmica - Irã na mira: Líder diz que país não fará concessões aos EUA
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.