São Paulo, segunda-feira, 29 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venezuelano ameaça com resposta militar

DA REDAÇÃO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaçou responder militarmente ao golpe em Honduras caso seu embaixador no país fosse sequestrado ou morto. Segundo Chávez, o representante venezuelano foi agredido, e o cubano, preso.
O venezuelano condenou a deposição de Manuel Zelaya e defendeu em termos fortes a sua volta à Presidência do país.
"Os militares foram usados para dar um golpe de Estado troglodita, como tantos que ocorreram na América Latina nos últimos cem anos, contra um povo e um presidente que só está buscando um consulta popular", disse o presidente venezuelano à TV estatal Telesur.
"Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para restituir o governo de Honduras. Vamos derrotar esse golpe por dentro e por fora, e o mundo verá."
Chávez elogiou ainda a condenação do golpe pelo governo americano. "É uma posição importante, tanto quanto a do Brasil ou a da Unasul (União de Nações Sul-Americanas)."
O presidente convocou reunião extraordinária da Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas), bloco liderado pelo venezuelano ao qual Honduras, sob Zelaya, se integrou.


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA demoraram para agir, afirma analista
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.