São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SALVAMENTO

Nove trabalhadores são retirados de mina inundada na Pensilvânia

Mineiros são resgatados nos EUA

DA REDAÇÃO

Equipes de resgate conseguiram retirar ontem com vida nove mineiros que estavam havia três dias presos numa mina inundada em Somerset, na Pensilvânia. Os mineiros, que se encontravam 75 metros abaixo da superfície, tinham pouco ar e tiveram de enfrentar águas com temperaturas de cerca de 10C.
A operação de resgate foi complicada. Primeiro, as equipes de socorro tiveram de bombear ar comprimido para os mineiros. Depois, tiveram de introduzir um cilindro de escape, para que os trabalhadores pudessem ser trazidos de volta, um a um.
Já na superfície, os mineiros relataram as horas de desespero que passaram na mina. Disseram que só sobreviveram porque se ajudaram mutuamente. Blaine Mayhugh conta que eles conseguiram amontoar-se numa câmara relativamente seca de mais ou menos 6 por 15 metros. O calor de seus próprios corpos os manteve aquecidos. "Numa dada hora, às vezes alguém descia, daí todos o puxavam para cima e o cara ficava em cima de novo. Era um esforço de equipe", disse Mayhugh.
O mineiro afirma que temeu pelo pior quando a água começou a subir em volta deles. "Perguntei a meu chefe se ele tinha uma caneta. É que eu queria escrever para minha mulher e filhos para contar-lhes quanto eu os amava", disse, lutando contra as lágrimas. "Foi um milagre", acrescentou.
Ontem à noite, três dos mineiros permaneciam hospitalizados. Um deles se queixou de dores no peito. O segundo apresentou irregularidades no batimento cardíaco, e o terceiro teve de ser levado a uma câmara hiperbárica para descompressão.
Os mineiros trabalhavam a cerca de 2,5 km da entrada da mina de Quecreek, quando inadvertidamente quebraram a parede que dava numa câmara adjacente -que estava inundada. Cerca de 200 milhões de litros de água vazaram e os aprisionaram.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Fragilidade torna-se marca do fim de papado
Próximo Texto: Radicalismo: Haider quer unir extrema direita na Europa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.