São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESASTRE

Avião levava tripulantes para São Petersburgo

Ilyushin cai perto de Moscou e mata 14; 2 sobrevivem a acidente

DA ASSOCIATED PRESS

Um Ilyushin Il-86 russo caiu ontem à tarde nos arredores do aeroporto de Moscou matando 14 de seus 16 ocupantes. O avião, que levava apenas tripulantes de volta para São Petersburgo, caiu logo depois da decolagem. Dois comissários, que se sentavam na parte traseira do aparelho, sobreviveram, um deles apenas com ferimentos leves.
O acidente aconteceu tão rapidamente que os pilotos da companhia aérea Pulkovo nem tiveram tempo de avisar os controladores de vôo de que estavam com problemas. O aparelho atingiu o solo com tanta força que sua seção dianteira ficou irreconhecível.
Maxim Khmelov, 13, estava aproveitando o dia ensolarado numa praia nas proximidades do local da queda quando viu o nariz do avião apontando para baixo antes de o aparelho atingir o solo. Khmelov disse que uma coluna de fumaça subiu "como uma nuvem em forma de cogumelo".
Cerca de uma centena de conscritos do Exército usando uniformes de camuflagem logo chegaram ao local do acidente para ajudar a recolher os destroços para as investigações.
Dos dois sobreviventes, um está em estado grave e a outra, Arina Vinogradova, teve apenas uma mão ferida e algumas escoriações.
O avião caiu perto da estrada Dmitrov, a noroeste da capital, que estava carregada com o trânsito de domingo à tarde, quando muitos moscovitas retornam à cidade depois de ter passado o fim de semana em suas dachas. Algumas das pessoas que observavam o local do acidente estavam vestidas com trajes de banho. Há vários açudes e lagos na área, além de uma grande represa.
O Il-86, um dos principais aviões da aviação russa, tem quatro turbinas e capacidade para carregar até 350 passageiros. Segundo relatos da mídia russa, em quase 30 anos, houve apenas seis acidentes com esse tipo de aparelho, sem vítimas fatais até ontem.


Texto Anterior: Movimentos são muito distintos, diz analista
Próximo Texto: Show trágico: Ucrânia atrasa a identificação das vítimas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.