São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CARTA
Cerca de 250 intelectuais criticam Putin e pedem fim de "guerra suja" na Tchetchênia

Cerca de 250 intelectuais, políticos e atores divulgaram ontem em Paris uma carta criticando o presidente russo, Vladimir Putin, e a guerra "suja e cruel" na Tchetchênia.
Putin inicia hoje uma visita oficial à França, e o documento conclama os líderes europeus a protestar contra a ação das autoridades russas na região separatista.
"Todos os dias jovens soldados russos estão morrendo assim como muitos tchetchenos, sobretudo mulheres e crianças", afirma o documento, publicado no jornal francês "Le Figaro".
Entre os que subscrevem a carta estão a atriz inglesa Vanessa Redgrave, a atriz francesa Isabelle Adjani, a filósofa americana Susan Sontag e o historiador britânico Norman Davies.
O documento afirma que a Rússia é parte da Europa e tem de respeitar regras básicas de direitos humanos: "Sem mais guerras coloniais, sem mais massacres de civis, sem mais limpeza étnica. Sr. Putin, já é tempo de deixar claro que isso se aplica a todos, sejam países grandes ou pequenos".
A carta conclama ainda as pessoas a participarem de uma manifestação amanhã à noite, em Paris, contra Putin e a guerra.
As forças russas já controlam a maior parte do território tchetcheno em pouco mais de um ano de combates, mas os rebeldes ainda resistem nas montanhas no sul da Tchetchênia.


Texto Anterior: Multimídia: Jornalistas acusam Viena de ferir liberdade de imprensa
Próximo Texto: Milhares vão às ruas contra atos neonazistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.