São Paulo, domingo, 29 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corte Eleitoral decide aceitar validade de cédulas xerocadas

DA ENVIADA A MONTEVIDÉU

Cédulas xerocadas serão aceitas como votos válidos na eleição presidencial de hoje no Uruguai. A decisão foi tomada na noite da última sexta-feira pela Corte Eleitoral, órgão que organiza e fiscaliza as eleições no país.
A medida trouxe alívio ao comando de campanha da Frente Ampla, cujo candidato, José Mujica, é favorito.
A sigla identificou, durante a semana, que estava ocorrendo, em pontos da capital e no interior do país, distribuição de cédulas xerocadas da chapa José Mujica/Danilo Astori.
Circularam também versões adulteradas do documento, onde não constava, por exemplo, a data da eleição.
Caso a Corte Eleitoral decidisse não aceitar as fotocópias, havia sério risco de um grande número de votos para a Frente Ampla ser invalidado.
Pelas regras eleitorais uruguaias, os partidos são autorizados a distribuir previamente aos eleitores cédulas de votação -o eleitor é quem decide qual delas irá depositar nas urnas no dia da eleição.
Os mesários entregam a cada eleitor um envelope, onde ele deverá depositar sua cédula.
Em todos os locais de votação, devem estar disponíveis cédulas de todos os candidatos, para quem não levar o seu exemplar de casa. (SA)


Texto Anterior: Uruguai vota com olhar para a continuidade
Próximo Texto: Suíça decide futuro de minaretes no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.