São Paulo, sábado, 30 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministra fala em "guetização"

de Paris

Mais de 150 carros incendiados, lojas saqueadas e depredadas e um policial ferido a bala. Foi o saldo de uma violenta manifestação de menores de idade num subúrbio de Toulouse (sul da França), no final do ano passado.
O protesto ocorreu devido à morte de Habib, 17, um adolescente de origem argelina morto a tiros por um policial na noite de 13 de dezembro de 98, quando tentava roubar um carro.
Centenas de jovens saíram às ruas quebrando e incendiando o que encontravam pela frente.
Em 18 de dezembro, no dia seguinte à libertação do policial que atirou em Habib, um menor disparou um tiro contra um outro policial. Ao ser detido, ele confessou ter atirado no policial "para vingar Habib, que era meu amigo".
A violência em Toulouse durou várias semanas. Cerca de cem menores foram presos em consequência dos protestos.
˛
"Guetos'
Segundo a ministra da Justiça da França, Elizabeth Guigou, o que se vê nos subúrbios das grandes cidades francesas é uma forma de "guetização".
"Os menores suburbanos não saem de suas áreas. Não há mistura. Eles não saem porque não querem e porque não podem", disse.
Guigou é contra as medidas de encarceramento dos jovens anunciadas pelo governo. Ela defende uma política de maior integração entre os menores como forma de conter a violência.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.