São Paulo, sábado, 30 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DELINQUÊNCIA
Governo prevê construção de 50 centros de detenção para menores; número de jovens infratores cresceu 11% em 98
França lança plano contra violência juvenil

MARIANA SGARIONI
de Paris

O primeiro-ministro da França, o socialista Lionel Jospin, anunciou um plano de emergência para tentar conter a violência entre os jovens no país.
Estatísticas do Ministério do Interior mostram um aumento de 11% no número de menores delinquentes em 1998 em relação a 97.
A principal medida será a criação de 50 centros fechados onde os menores reincidentes ficarão presos enquanto são julgados.
Atualmente, a detenção de menores ainda não condenados é proibida pela lei francesa.
Apesar de o projeto prever a vigilância dos menores dia e noite, em regime de segurança máxima, o premiê afirma que não se trata de "centros de retenção", pois os jovens não estariam nas mãos de funcionários penitenciários e sim de educadores especializados.
"A situação é preocupante porque o nível da delinquência continua a aumentar, e ela nos atinge cada vez mais na medida que a idade dos infratores diminui", afirmou Jospin.
Na França, menores de idade são julgados por tribunais direcionados à infância e à juventude.
Se condenado, o juiz pode determinar que o menor infrator seja encaminhado a uma instituição, onde será acompanhado por educadores, ou a casas de família, que são pagas pelo Estado.
Os menores mais violentos e os reincidentes são encaminhados aos DER (Dispositivos de Educação Reforçada), que são pequenas instituições que recebem no máximo seis jovens por vez.
Eles acordam cedo, têm horário para comer, praticam esportes e trabalham em contato com a natureza. Os DER passarão das 13 unidades atuais para cem até o fim do ano 2000.
No início de janeiro, a polícia de Paris divulgou um relatório apontando um aumento de 4,6% dos crimes registrados na cidade em 98 em relação a 97. Após três anos de baixa, é a primeira vez que a capital francesa aponta uma alta da violência urbana.
Segundo a polícia, do total de crimes registrados, 12,34% foram cometidos por menores.
Em valores absolutos, o relatório aponta, por exemplo, que 120 menores foram detidos em 98 por estupro ou agressão sexual, contra 91 no ano de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.