São Paulo, sexta-feira, 30 de abril de 2010

Texto Anterior | Índice

Hillary insta Ahmadinejad a não "gerar confusão" em conferência

Líder iraniano pediu visto para participar de reunião na ONU sobre revisão do TNP

DA REDAÇÃO

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse ontem que o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, não receberá uma calorosa recepção na conferência da ONU sobre a revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) se tentar "gerar confusão" sobre o programa nuclear de seu país.
Hillary disse não entender o motivo pelo qual Ahmadinejad quer participar da reunião em Nova York, que começa na segunda-feira, já que o histórico de violações do Irã ao tratado é "absolutamente indiscutível".
"Se o presidente Ahmadinejad quer vir e anunciar que o Irã vai cumprir os requisitos de não proliferação previstos pelo TNP, isso seria uma boa notícia", disse Hillary. "Mas, se ele acredita que pode desviar a atenção desse esforço global ou causar confusão que coloque em dúvida as intenções do Irã, não acredito que ele vá ter uma plateia muito receptiva."
Os EUA e outros países ocidentais acreditam que o país persa use seu programa nuclear civil para desenvolver armas atômicas -algo que o Irã se comprometeu a não fazer, como signatário do TNP. O governo iraniano nega a acusação.
O Departamento de Estado afirmou ontem que os pedidos de vistos para a delegação iraniana estão sendo analisados.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Câmara belga aprova lei para proibir burca em locais públicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.