São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Britânicos patrulham fronteira afegã

DA REDAÇÃO

Centenas de soldados britânicos começaram a patrulhar a fronteira paquistanesa para impedir que membros da rede terrorista Al Qaeda e do grupo Taleban entrem no Afeganistão, informaram ontem autoridades britânicas e norte-americanas.
Segundo Bryan Hilferty, porta-voz militar dos EUA, um dos objetivos de extremistas afegãos seria sabotar um encontro para a formação de um novo governo, no mês que vem. Outro objetivo, de acordo com um militar britânico, seria obter uma "vitória simbólica" contra forças lideradas pelos norte-americanos, incluindo derrubar um helicóptero ou capturar um soldado.
A nova operação, que deve durar várias semanas ao sul e a leste da cidade de Khost (Afeganistão), acontece em um momento em que o Paquistão aparentemente se prepara para retirar tropas que patrulham seu lado da fronteira por causa da tensão com a Índia.
Forças especiais dos EUA vêm realizando ações similares para evitar incursões em Khost e em seus arredores, mas Hilferty disse que a mobilização britânica "é a maior operação do tipo". As tropas vão vigiar a região a pé e com o auxílio de carros e helicópteros.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Leia trechos do diálogo gravado na Itália
Próximo Texto: Na torcida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.