São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNIÃO EUROPÉIA

Primeiro-ministro português é nomeado novo chefe da Comissão Européia
O premiê português, o conservador José Manuel Durão Barroso, 48, foi nomeado ontem novo presidente da Comissão Européia, o Executivo da União Européia. Seu nome terá de ser aprovado pelo Parlamento. Ele prometeu unir o bloco e aparar as arestas deixadas pela Guerra do Iraque, à qual deu seu apoio.
Os líderes europeus também decidiram dar mais um mandato ao espanhol Javier Solana, que continuará responsável pela política externa da UE. Segundo os líderes, ele se tornará o primeiro chanceler do bloco quando a Constituição entrar em vigor, provavelmente em 2007. A Carta foi aprovada recentemente, mas ainda precisa ser ratificada, o que será mais difícil.
O premiê da Irlanda, Bertie Ahern, afirmou que a Constituição da UE será assinada em Roma, na Itália, em novembro. A capital italiana também foi palco da assinatura do tratado que deu início ao que, atualmente, é a UE. Isso ocorreu em 1957.


Texto Anterior: Mercosul: Polícia encontra explosivos perto de local de cúpula
Próximo Texto: América Latina: Oviedo volta, jura inocência e é preso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.