São Paulo, quinta, 30 de julho de 1998

Texto Anterior | Índice

As dúvidas do escândalo

Por que o promotor independente Kenneth Starr investiga o caso Lewinsky?
Ele argumenta que é relevante para a investigação sobre o caso Whitewater determinar a credibilidade de Clinton. Diz que em Whitewater já aparecem indícios de mentiras e pressões sobre testemunhas. O caso Lewinsky pode confirmar que o presidente usa de modo constante sua posição para obter vantagens.

O que é um promotor independente?
O promotor independente é nomeado quando um caso afeta ocupantes de altos cargos do Executivo. Ele é nomeado por três juízes federais e trabalha com o apoio do FBI. Seu trabalho é supervisionado por uma corte federal de três juízes.

Como atua o promotor independente?
Tem poder para ordenar que lhe entreguem qualquer tipo de documento e para convocar qualquer testemunha. Pode oferecer acordos e garantir imunidade. Trabalha em segredo. Reúne provas e as apresenta ante um júri de inquérito (grand jury), composto de 32 cidadãos comuns, que decidem se há provas para formular uma acusação.

O que é o caso Paula Jones?
Jones acusou Clinton em 94 de tê-la assediado sexualmente em um hotel, em 91, quando era governador do Arkansas. O caso foi arquivado em abril último, por falta de provas. Os advogados de Jones foram autorizados a buscar indícios em outros casos para provar que Clinton tem obsessão por sexo. Por isso solicitaram o depoimento de Lewinsky. Ela negou qualquer relação com Clinton.

Até onde vai a imunidade de Lewinsky?
Ela tem garantia de não ser processada, desde que responda a todas as perguntas sobre a relação com o presidente e não minta.

O que pode fazer Starr se Lewinsky confessar que teve um relacionamento com Clinton e que ele a pressionou para que negasse?
Pode acusar o presidente de falso testemunho, por mentir em depoimento, ao negar o romance. Pode mandar relatório à Comissão de Justiça da Câmara recomendando abertura de processo de impeachment.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.