UOL


São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JP Morgan gerirá banco iraquiano, anuncia coalizão

DA REDAÇÃO

A coalizão comandada pelos EUA (que governa o Iraque) indicou ontem um consórcio liderado pelo banco americano JP Morgan Chase para operar o Banco do Comércio do Iraque (BCI), segundo um conselheiro do Departamento do Tesouro dos EUA.
O BCI foi criado, em julho, pela Autoridade Provisória da Coalizão (APC). Esta se tornou responsável pela administração do Iraque após a queda do ex-ditador Saddam Hussein. Peter McPherson, diretor de desenvolvimento econômico da APC, anunciou a escolha do JP Morgan Chase.
O banco, que bateu outros cinco concorrentes, terá nas mãos um negócio estimado em centenas de milhões de dólares por ano. Mas o BCI não controlará a receita da venda de petróleo. O consórcio liderado pelo JP Morgan Chase é composto por 13 bancos, representando 14 países, de acordo com o Departamento do Tesouro.
Segundo reportagens publicadas anteontem no "Washington Post" e no "Wall Street Journal", as empresas americanas Halliburton, que foi chefiada pelo atual vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, entre 1995 e 2000, e Bechtel, que tem o ex-secretário de Estado George Schultz em seu conselho de direção, receberão novos contratos da APC.
De acordo com os jornais, isso ocorrerá sem uma concorrência pública. As duas empresas já trabalham na reconstrução do Iraque há algum tempo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Moderado, líder passou 23 anos no Irã
Próximo Texto: Análise: Quem queria Al Hakim morto?
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.