São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Especialista em criar empregos é nomeado conselheiro de Obama

Presidente prepara pacote para gerar mais postos de trabalho; consumo registra alta

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

O presidente americano, Barack Obama, anunciou ontem a escolha de Alan Krueger, professor da Universidade Princeton especializado em mercado de trabalho, para o comando do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca.
Krueger, que trabalhou no Departamento de Tesouro em 2009 e no ano passado e precisa ter seu nome confirmado pelo Senado, vai entrar no lugar de Austan Goolsbee, que retorna para a Universidade de Chicago.
Entre as funções do economista está a de aconselhar Obama a como reduzir o desemprego, um dos principais entraves para a campanha de reeleição do democrata no ano que vem.
Ao assumir a Presidência, em janeiro de 2009, a taxa de desemprego nos EUA era de 7,8% no mês passado e ficou em 9,1%, com milhões de americanos fora do mercado de trabalho.
"Alan entende os difíceis desafios que nosso país enfrenta e tenho confiança de que vai nos ajudar a enfrentá-los como um dos líderes da minha equipe econômica", disse Obama.
A nomeação mostra que Obama está voltando suas atenções para os problemas da economia, com sua popularidade atualmente perto dos patamares mais baixos.
Ele deve anunciar na semana que vem um pacote para a criação de empregos.

CONSUMO
Uma notícia inesperada neste momento em que a maior economia mundial dá sinais de fraqueza foi o anúncio de que os gastos dos consumidores cresceram no mês passado. O indicador avançou 0,8%, a maior alta em cinco meses. Em junho, ele tinha recuado 0,1%.
O aumento é importante porque os gastos dos consumidores representam aproximadamente 70% do PIB dos EUA e foi maior que o esperado por analistas, em um momento que a confiança da população está em queda.


Texto Anterior: Europeus defendem saúde dos bancos
Próximo Texto: De volta à ativa: Sob aplausos, Strauss-Kahn pede desculpas aos funcionários do FMI
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.