São Paulo, domingo, 30 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a política no Irã

da Redação

O presidente do Irã, Mohamad Khatami, venceu as eleições de maio do ano passado (com 69% dos votos) prometendo liberalizar o regime islâmico. Vem cumprindo o que prometeu, apesar da resistência da linha-dura.
O presidente também conseguiu romper o isolamento do Irã, o que foi evidenciado na reunião de cúpula da Organização da Conferência Islâmica, em dezembro passado, em Teerã, com a presença de dirigentes de países antes inimigos, como a Arábia Saudita e o Iraque.
Ciente da força que a linha-dura ainda detém, Khatami usa uma estratégia cautelosa, misturando pequenos e grandes gestos, para relaxar os preceitos do regime inaugurado com a Revolução Islâmica de 1979, sob a liderança do aiatolá Khomeini.
Ele já apareceu sem a tradicional vestimenta dos líderes religiosos, já andou de ônibus e já pediu mais liberdade para os jovens e para a imprensa.
E, em janeiro, deu a primeira entrevista de um dirigente iraniano a uma TV dos EUA (CNN) desde 79.
Mas os conservadores ainda dominam o Parlamento e o Poder Judiciário e são comandados pelo aiatolá Ali Khamenei, líder religioso máximo do país.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.