São Paulo, terça, 30 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE
Pintor se inspirava em HQ
Roy Lichtenstein morre em NY aos 73

das agências internacionais

O artista plástico Roy Lichtenstein, 73, morreu ontem em um hospital de Nova York (Costa Leste dos EUA), vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia, segundo sua família.
Lichtenstein era um dos principais expoentes da pop-art. Sua obra surgiu no começo dos anos 60, como uma colagem do imaginário popular norte-americano da época.
Suas imagens eram principalmente inspiradas na linguagem das histórias em quadrinhos, copiando a textura pontilhada do papel impresso em obras de grande formato.
Nova-iorquino
Ele continuou pintando até um mês antes de sua morte, quando ficou doente. Ele estava internado no New York University Medical Center.
Lichtenstein, nascido em Nova York, deixa a viúva, Dorothy, dois filhos e um neto. Até a noite de ontem, detalhes dos funerais ainda não haviam sido divulgados para o público, mas sabe-se que eles vão acontecer em Nova York.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.