São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cerco eleva popularidade de líder palestino

DA REDAÇÃO

O cerco do Exército israelense ao quartel-general do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat, em Ramallah (Cisjordânia), aumentou o apoio popular ao líder palestino. De acordo com uma pesquisa divulgada ontem, a maioria dos palestinos acha que Arafat vencerá a eleição presidencial programada para janeiro.
O cerco israelense de dez dias aos escritórios do presidente da ANP acabou detendo a queda de popularidade que ele vinha enfrentando, meses antes das eleições legislativa e presidencial, marcadas para janeiro do próximo ano.
Segundo o Centro Palestino de Mídia e Comunicação de Jerusalém, 60,6% dos 1.199 palestinos entrevistados na Cisjordânia e na faixa de Gaza esperam que Arafat seja reeleito. Em junho passado, esse índice era de 47,5%.
A pesquisa foi feita na semana passada, enquanto tanques israelenses destruíam o complexo de prédios onde Arafat estava sitiado em companhia de outros 200 palestinos.
Arafat convocou a eleição para 20 de janeiro de 2003, depois de ter sido pressionado pelo governo dos EUA a fazer urgentes reformas políticas. A Casa Branca queria a eleição de um novo líder palestino, que não estivesse "comprometido com o terror".


Com agências internacionais.


Texto Anterior: Oriente médio: Israel levanta cerco de dez dias a Arafat
Próximo Texto: Mais de 320 crianças morreram na Intifada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.