São Paulo, terça-feira, 30 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guerra exigirá aliança, afirma Tony Blair a FHC

MARCELO STAROBINAS
DE LONDRES

A campanha militar contra o terrorismo, iniciada no Afeganistão, será longa e necessitará de uma extensa rede de alianças internacionais para sustentá-la. Essas foram as principais idéias sobre o assunto expressadas pelo premiê britânico, Tony Blair, em conversa com o presidente Fernando Henrique Cardoso.
"Devemos estar preparados para uma luta prolongada", declarou ontem FHC, que ao longo das 18 horas em que permaneceu no Reino Unido, entre domingo e ontem, pôde notar alguns sinais de um país em guerra.
Ao chegar anteontem à base aérea de Brize Norton, pertencente à Força Aérea britânica, FHC e sua comitiva puderam ver o desembarque de tropas que retornavam de exercícios militares em Omã. Algumas não voltaram para casa -estão a bordo de porta-aviões à espera de ordens para organizar ações por terra no Afeganistão.
O presidente brasileiro também viu a segurança reforçada na residência de campo governamental de Chequers, situada próximo à cidade de Aylesbury (uma hora de carro a noroeste de Londres).
No portão, visitantes que se aproximavam eram mantidos sob a mira das metralhadoras dos soldados, que pediam identificação sem baixar as armas nem tirar o dedo do gatilho.
"O terrorismo não é algo que pode ser resolvido no isolamento, é preciso alianças", disse FHC, relatando a conversa com Blair e com o ex-presidente americano Bill Clinton. "É preciso que essas alianças sejam entendidas de maneira mais estável, ou seja, é preciso dar mais acesso aos processos decisórios a vários países, entre os quais o Brasil."
FHC e sua mulher, Ruth Cardoso, mudaram os planos de sua viagem à Europa após convite de Blair. Eles visitariam apenas a Espanha e a França -onde o presidente chegou ontem- mas aceitaram o convite e se dirigiram ao Reino Unido.



Texto Anterior: Governo investiga suspeitos
Próximo Texto: Segurança: Bush quer limitar visto para estudantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.