São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUPÇÃO DO ETNA

Novo tremor atinge a região; há centenas de desabrigados

Itália decreta emergência na Sicília

France Presse
Foto de satélite da Nasa mostra fumaça liberada pelo vulcão Etna cobrindo o mar Mediterrâneo


DA REDAÇÃO

O governo italiano decretou estado de emergência na Sicília, no sul da Itália, após um novo tremor de terra atingir a região ontem, deixando centenas de famílias desabrigadas. O vulcão Etna continuava liberando lava e cinzas pelo terceiro dia seguido.
O anúncio do estado de emergência foi feito pelo ministro de Assuntos Regionais, Enrico la Loggia, após reunião de gabinete.
O tremor, que registrou 4,4 graus na escala Richter, teve como epicentro a cidade de Santa Venerina, a sudeste do Etna, no fim da manhã. Centenas de casas e lojas e a igreja local foram danificadas. Não houve vítimas fatais.
Especialistas não sabem dizer se o tremor de ontem tem ligação direta com a erupção do Etna, considerado o vulcão mais ativo da Europa. A lava que desce do vulcão já se espalhou por dezenas de quilômetros, e as nuvens formadas pelas cinzas do vulcão chegaram até a África, podendo ser vistas do espaço. Segundo especialistas, a lava liberada pelo Etna já está sob controle.
"A situação está mais tranquila, pois não há risco de os rios de lava atingirem as cidades", disse Enzo Boschi, diretor do Instituto de Geofísica italiano. "Os rios de lava estão se movendo um pouco mais devagar", acrescentou, ressaltando, no entanto, que é muito difícil prever a atividade vulcânica.
Catânia, a segunda maior cidade da Sicília, localizada próxima do Etna, continuará com o aeroporto e as escolas fechados até amanhã. Cinzas continuavam caindo sobre a cidade, e os moradores estavam utilizando guarda-chuvas para se protegerem.
Em Santa Venerina, mães saíram gritando nas ruas para localizar seus filhos, enquanto blocos de cimento caíam em carros e calçadas. Um conjunto de casas foi declarado inabitável.
Tremores de terra de intensidade menor atingiram cidades vizinhas a Santa Venerina, causando ferimentos em algumas pessoas, sem gravidade.
Nos últimos três dias, a lava destruiu uma floresta de pinheiros, mas não atingiu nenhuma cidade. As nuvens formadas pelas cinzas do Etna deixaram o céu da região negro. Aviões estão jogando água para tentar apagar focos de incêndio que se espalham na área.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Rússia: 85% aprovam a ação de Putin em teatro
Próximo Texto: Europa: Chuvas interrompem operação do Eurostar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.