UOL


São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria dos europeus rejeita ação unilateral dos EUA, diz pesquisa

DA REDAÇÃO

A maioria dos europeus se opõe a uma ação militar no Iraque sem o respaldo das Nações Unidas, segundo uma pesquisa de opinião realizada pelo instituto EOS Gallup Europe.
Dos cidadãos da União Européia, 82% são contra uma guerra sem o aval da ONU. Já entre habitantes de 13 países que querem se integrar à UE, 75% têm opinião semelhante.
Para a maioria dos entrevistados (72%), a principal razão para que os EUA defendam uma intervenção militar no país governado pelo ditador Saddam Hussein é o petróleo. O Iraque possui a segunda maior reserva petrolífera do mundo.
Apesar da oposição a uma ação militar, 66% dos entrevistados acreditam que o Iraque represente uma ameaça para a paz no mundo. As porcentagens maiores foram registradas na Eslováquia (87%) e no Reino Unido (74%). A menor, na Turquia (43%).
Realizada entre 21 e 27 de janeiro com 15.080 pessoas em 30 países da Europa (15 da União Européia e 13 candidatos à integração, além da Suíça e da Noruega), a pesquisa revela que 54% dos consultados avaliam negativamente a política externa dos EUA. Entre os cidadãos da UE, 55% temem um atentado terrorista -nos países que buscam a integração, a porcentagem cai para 27%.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Carta de líderes em apoio aos EUA expõe racha na Europa
Próximo Texto: Íntegra: "Europa e EUA precisam manter a união"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.