São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro está desaparecido há mais de 14 meses

DA REDAÇÃO

O engenheiro João José de Vasconcellos Jr. está desaparecido no Iraque desde o dia 19 de janeiro de 2005. A última notícia de seu paradeiro recebida por sua família veio poucos dias após o desaparecimento, quando seqüestradores exibiram, em vídeo, documentos do brasileiro.
Vasconcellos trabalhava na reforma de uma usina hidrelétrica em Beiji, no norte do Iraque. Ele estava num comboio que foi atacado pelo grupo Esquadrões al Mujahidin. O grupo chegou a divulgar imagens de documentos do brasileiro, mas não houve mais contatos dos seqüestradores em nome de Vasconcellos desde então.
O Itamaraty enviou pessoal para o Oriente Médio para pedir ajuda e realizar reuniões de inteligência com países da região, mas não conseguiu notícias a respeito de Vasconcellos.
Quando completou um ano do seqüestro, sua família declarou-se decepcionada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teria sido "omisso" ao não fazer um apelo público pelo brasileiro. A irmã do engenheiro, Isabel, disse à Folha que pediu audiência com o presidente ao Palácio do Planalto, ao cerimonial, e ao senador Eduardo Suplicy, sem resposta do presidente.


Texto Anterior: Americana seqüestrada em janeiro é solta
Próximo Texto: Análise: O Irã, os EUA e o Iraque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.