São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

RÚSSIA


Schröder vira executivo de estatal russa
O ex-chanceler (premiê) da Alemanha Gerhard Schröder assumiu ontem o cargo de presidente da comissão de acionistas do Gasoduto Norte-Europeu, rebatendo as críticas de que teria sido beneficiado por suas boas relações com o governo russo. Seus oponentes o acusam de conflito de interesses por aceitar o cargo, no qual receberá US$ 300 mil por ano.
O acordo para a construção do gasoduto, de US$ 5 bilhões, que levará gás da Sibéria sob o mar Báltico à Alemanha, recebeu o apoio de Schröder pouco antes da derrota que o tirou do governo, em setembro de 2005. "Não entendo as críticas", disse Schröder na sede da estatal russa Gazprom, que detém 51% do gasoduto. "Qualquer governo alemão teria apoiado o projeto."
""Raramente um chanceler prejudicou tanto e tão rapidamente sua imagem ao deixar o governo", disse Guido Westerwelle, líder do grupo alemão Democratas Livres.


Texto Anterior: Hamas mantém tom de confronto e leva advertência
Próximo Texto: EUA: Senado aprova medida para conter lobbies
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.