São Paulo, terça, 31 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente dos EUA diz ter tido "um dia espantoso' em Botsuana
Em dia de lazer na África, Clinton e Hillary fazem safári

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
de Washington

Na penúltima escala de sua excursão de 12 dias pela África, o presidente dos EUA, Bill Clinton, teve seu único programa de lazer: um safári de cinco horas no Parque Nacional de Chobe, em Botsuana.
Clinton e sua mulher, Hillary, se disseram encantados com as cenas que viram: um leão brincando com filhotes, um búfalo ferido por um leão, abutres devorando restos de um antílope.
"Foi um dia espantoso", disse Clinton, que hoje segue para o Senegal, onde termina a viagem, a mais longa ao continente africano feita por um presidente dos EUA.
Mesmo num dia de diversão, o presidente não se livrou dos problemas domésticos. Um repórter perguntou, brincando, se ele havia gostado de ver tantos elefantes (o animal é o símbolo do Partido Republicano, de oposição nos EUA).
Clinton respondeu, com bom humor, que gostaria de ver todos os elefantes concentrados na África. Mas, em Washington, líderes do Partido Republicano confirmaram que vão pedir acesso às provas do promotor independente Kenneth Starr contra Clinton.
Se julgarem que elas são suficientes para um caso contra o presidente por falso testemunho e obstrução da Justiça, eles pretendem dar início a processo de impeachment contra Clinton.
O principal líder da oposição e presidente da Câmara dos Representantes (deputados), Newt Gingrich, afirmou que não tem um calendário para o impeachment.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.