UOL


São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA precisam de mais tropas, diz general

DA REDAÇÃO

O próximo chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA, general Peter J. Schoomaker, disse no Senado que o país provavelmente necessitará de mais tropas para fazer frente a seus "compromissos" ao redor do mundo.
Schoomaker, ex-comandante das Forças de Operações Especiais, foi chamado de volta da reserva pelo secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, para ocupar o posto mais importante do Exército americano.
Ao comparecer à Comissão de Serviços Armados do Senado, anteontem, Schoomaker disse ainda não ter conclusões definitivas sobre uma série de questões cruciais para o Exército. "Mas assumirei um pequeno risco e direi que, intuitivamente, acho que necessitaremos de mais pessoal."
Rumsfeld, que está implementando profundas mudanças nas Forças Armadas, defende a tese de que o Exército precisa alterar sua estratégia de combate.
Ele defende o emprego de grupos menores de soldados muito bem treinados e armados, com capacidade de agir no campo de batalha com mais rapidez, eficácia e poder de fogo.
Essa é exatamente uma das características das Forças de Operações Especiais, dirigidas por Schoomaker entre 1997 e 2000. Sua indicação terá de ser confirmada pelo Senado.


Texto Anterior: Blair diz que precisa reconquistar britânicos e ressalta política interna
Próximo Texto: Saddam é lixo a ser recolhido, diz Powell
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.