UOL


São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ONU

Annan vê "crise do sistema internacional" em razão do Iraque e da África
O secretário-geral da ONU, o ganense Kofi Annan, disse ontem, em Nova York, que a Guerra do Iraque e os conflitos africanos provocaram uma crise do sistema internacional, que talvez necessite de uma profunda reforma.
O secretário-geral, que encerrou ontem um encontro a portas fechadas de dois dias com representantes de 20 organizações regionais, disse que "muitos de nós sentimos que vivemos uma crise do sistema internacional ou, como dizem alguns, uma crise da "arquitetura" da paz e da segurança internacional".
"A Guerra do Iraque e crises como a da Libéria e a da República Democrática do Congo (ex-Zaire) nos obrigam a questionar se os métodos e as instituições com as quais estamos habituados nos permitem enfrentar todas as tensões dos últimos anos ou se necessitam de uma reforma radical", afirmou Annan.
"Os participantes [do encontro] realizaram um sério intercâmbio [de opiniões] sobre as implicações da utilização da força e reafirmaram que só se pode recorrer a ela respeitando a Carta das Nações Unidas, isto é, sob a autoridade do Conselho de Segurança", disse Annan.
Apesar de não mencionar os Estados Unidos e o Reino Unido, a afirmação do secretário-geral é uma crítica aos dois países, que, em março deste ano, invadiram o Iraque sem o respaldo do Conselho de Segurança da ONU.


Texto Anterior: Colômbia: Farc desmentem negociações para a libertação de Ingrid Betancourt
Próximo Texto: Rock
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.