São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País coleciona golpes de Estado

de Paris

A instabilidade política e econômica tem sido a marca de Comores desde a independência. A avaliação é da própria representação do país em Paris.
"Temos 24 partidos políticos, um número absurdo se levarmos em consideração a população de menos de 600 mil habitantes", afirmou o diplomata Ahmed Mahamoud.
Segundo ele, a proliferação de partidos se deve à falta de uma linha ideológica clara em cada um. "Não são partidos com propostas claras, definidas. São grupos de pessoas que se reúnem em torno de uma liderança."
O carisma do líder desempenha um papel fundamental nas relações políticas em Comores, disse Mahamoud.
"Estamos tentando caminhar em direção à democracia e à estabilidade, mas é difícil. O processo é cheio de interrupções, golpes de Estado e assassinatos de presidentes. Aliás, até na França houve fases de instabilidade. Isso faz parte", afirmou.
Alguns meses após a proclamação da independência, o país sofreu um golpe de Estado. O então presidente Ahmed Abdallah foi deposto.
O líder golpista, Ali Soilih, assumiu o poder até ser assassinado, em 1978, por mercenários que haviam invadido e passado a controlar o país.
Abdallah foi reconduzido à chefia do Estado e do governo, implantando um regime de partido único. Ele foi assassinado em 89 por membros da Guarda Presidencial.

País jovem
Desde então, Comores sofreu outros golpes de Estado e novas intervenções de mercenários.
"Mudamos de presidente quase todos os anos. Isso não pode continuar", disse Mahamoud.
Ele disse que a estabilidade é fundamental para melhorar a situação do país. Comores é um país essencialmente jovem, cuja idade média da população é de 18 anos.
O país não tem uma economia forte o suficiente para gerar empregos para a população, o que leva a um desemprego elevado.
Comores ainda depende da ajuda internacional -US$ 20 milhões da França, em 1996. (MA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.