São Paulo, sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARMA QUÍMICA

ONU encontra gás apreendido no Iraque em lugar errado

DE NOVA YORK

O sexto andar de um prédio da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York foi esvaziado no meio da tarde de ontem após a Unmovic (Comissão de Monitoramento, Verificação e Inspeção, da sigla em inglês) informar que funcionários encontraram, na sexta-feira, dois pequenos tubos contendo um líquido desconhecido.
Chamados, o FBI e a polícia de Nova York esclareceram que se tratava de fosgênio -produto químico utilizado para fabricar plásticos e pesticidas e que, à temperatura ambiente, é um gás altamente tóxico. "O incidente não representa risco para a população de Nova York", disse Richard Kolko, do FBI.
Testes não identificaram vazamento de gás no local.
O fosgênio machuca o nariz, a garganta e os pulmões e foi empregado em larga escala como arma na Segunda Guerra Mundial. Os tubos, do diâmetro de uma caneta, estavam acondicionados em uma caixa metálica embalada em plástico e foram removidos do edifício, a alguns quarteirões da sede da ONU.
Eram amostras que, recolhidas em 1996 em uma indústria no Iraque, foram enviadas por engano à organização. As autoridades agora encaminharam o material para um laboratório do Exército americano, onde ele será destruído após análise.
Na década de 90, os inspetores da Unmovic eram responsáveis por fiscalizar se o governo do ditador Saddam Hussein cumpria as resoluções que proibiam o desenvolvimento de armas químicas, biológicas e nucleares.(DENYSE GODOY)

Texto Anterior: Ex-premiê do Paquistão marca dia da volta
Próximo Texto: Afeganistão: Talebam liberta últimos reféns sul-coreanos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.