São Paulo, Domingo, 31 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REFORMA
Tradição secular é derrubada
Lordes hereditários deixam de votar


de Londres

Os 750 membros hereditários da Câmara dos Lordes perderam o direito centenário de votar e influir diretamente nos rumos do Reino Unido.
A decisão, tomada pela própria Câmara dos Lordes na terça-feira, foi a primeira etapa de um processo radical de transformação da Casa que está sendo promovido pelo governo trabalhista.
A Câmara dos Lordes compõe o Parlamento britânico junto com a Câmara dos Comuns. Mas enquanto os comuns são eleitos diretamente, os lordes são nomeados pela rainha, com a ajuda dos partidos.
No Parlamento atual, 505 lordes são vitalícios e outros 750 receberam o direito de integrar a Casa hereditariamente. Representantes da Igreja e do Judiciário compõem o restante da Casa.
Os lordes hereditários devem perder o assento definitivamente no início do ano que vem. O novo formato da Câmara dos Lordes deverá misturar membros nomeados pelo governo e integrantes eleitos, que deverão ser chamados de senadores. (FZ)

Texto Anterior: Grupo britânico também quer eleger presidente
Próximo Texto: História: Entenda como terminou o Império Britânico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.