São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2009


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

gestão

Adesão ao Simples é prorrogada para o dia 20

RAQUEL BOCATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O empresário Mauro Pereira de Araujo, 58, já havia feito sua opção: o Simples Nacional. No entanto, ao tentar fazer a adesão de sua microempresa, a Plantcont Assessoria Contábil, recebeu mensagem de erro.
O sistema registrava o não-pagamento de um tributo de 2004 que, segundo ele, já havia sido quitado. "Em outubro, solicitei certidão da empresa e ela não apontava mais a dívida."
Araujo é um dos exemplos que fizeram com que o Comitê Gestor do Simples Nacional prorrogasse o prazo de adesão ao sistema de tributação para 20 de fevereiro -o término seria na sexta-feira passada.
Até o dia 28 de janeiro, haviam sido registrados 349.884 pedidos de adesão ao Simples. Desses, 95.252 foram deferidos e 233.135 estavam com pendência na aprovação, por débitos ou problemas cadastrais.
"Fomos notificados de pendências em todo o país", resume o assessor jurídico da Fenacon (federação das empresas de contabilidade), Josué Tobias.
O secretário-executivo do comitê, Silas Santiago, também aponta outro fator para o adiamento: as alterações trazidas pela lei complementar nº 128, que aumentou a lista das empresas com acesso ao Simples.
"Houve um acúmulo de pedidos no fim do mês." Segundo ele, até o fim do período, são esperadas mais 50 mil adesões.
O gerente de políticas públicas do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Bruno Quick Lourenço, recomenda às empresas que ainda não fizeram a opção a procurar o contador. "Em alguns casos, não optar pelo Simples pode mais do que dobrar a carga tributária."

MAIS INFORMAÇÕES
www.receita.fazenda.gov.br



Texto Anterior: Feiras: Lojistas de vestuário vão às compras com cautela
Próximo Texto: Mudança: Edições de inverno no RS trarão fabricantes de acessórios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.