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Perdas com água, luz, material de escritório e outros itens diminuem competitividade de empresas
Desperdício "rói" até 20% do lucro
RENATO ESSENFELDER
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Pode até parecer mágica. Em
pouco mais de um mês, suponha
poder aumentar os lucros de sua
empresa em cerca de 20% sem ter
de fazer grandes investimentos,
sem aumentar os turnos de trabalho, sem contratar mão-de-obra.
Para obter esse tipo de resultado, porém, não é preciso fazer
malabarismo. Basta aprender a
cortar alguns gastos supérfluos.
Exemplos há aos montes (veja
quadro com sugestões de economia ao lado). A cafeteira pode ser
usada só para fazer o café, e não
para mantê-lo quente (tarefa de
uma garrafa térmica). A água dos
banheiros pode ser fruto de reciclagem -limpa, mas não potável.
As taxas bancárias podem ser
renegociadas, os contratos mais
antigos demandam atenção para
se saber se ainda são vantajosos,
as lâmpadas podem ser acionadas
por sensores de presença.
Mesmo aquela folha que foi impressa de um só lado também pode ser reutilizada como rascunho
antes de ser jogada fora. Jogar fora, aliás, só depois de pensar bem.
Que tal reciclar e vender o papel
consumido na empresa? E o alumínio, o vidro, o plástico?
Sobrevivência
Todos esses exemplos, na avaliação de consultores e empresários, podem resultar num corte de
até 20% das despesas mensais.
Paulo Alvim, gerente de inovação do Sebrae (Serviço Brasileiro
de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas), lembra que combater
o desperdício em uma companhia não é só uma atitude "ecologicamente correta", mas fundamental para aumentar a competitividade das empresas. "Temos de
sair do ponto de vista filosófico e
ir para o prático: racionalizar gastos para sobreviver no mercado."
E as pequenas economias são
possíveis em todos os setores: comércio, indústria e serviços. O período de racionamento de energia
(que durou de junho de 2001 a fevereiro de 2002) trouxe a lição de
que é possível consumir menos
sem abrir mão da lucratividade.
"Há o tempo antes e o depois do
racionamento. Hoje há uma consciência já formada sobre o combate ao desperdício", diz o diretor
de marketing da Silvana Iluminação, Hamparsan Chekerdenian.
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